Translate

sábado, 28 de dezembro de 2013

PAPA FRANCISCO “Só o Amor Nos Salvará”


Um mundo de ilegalidades. (Capº 19)

Francisco, o Papa “Jorge Mário Bergoglio” fez publicar em Abril do ano corrente, o livro “Só o Amor nos Salvará” em que procura dissecar o panorama da terra que lhe confiaram «para semear»; sendo muito natural que encontre semeadores que o compreendam e as «façam produzir.»

O Papa Francisco procurará, naturalmente combater algumas das várias assimetrias que presenciou. A Cidade de Buenos Aires da qual foi bispo não podia escapar à sua perspicaz investigação e logo nos encontramos face aos “40 mil cartoneros”. (Homens que recolhem, pelas ruas caixas de cartão, para reciclar.»

Um exército de “40 mil cartoneros”, onde se incluirão muitas mulheres e muitas crianças; gente pobre, esfarrapada e faminta, por força havia de chamar a atenção do Bispo Bergoglio que não esconde que a maioria do Povo é pobre, e que mais de metade, são crianças.

Para transportar o cartão, os “cartoneros” começaram por utilizar carroças puxadas por cavalos.

Entretanto os edis fizeram sair uma portaria proibindo que, na cidade fossem proibidos transportes de tracção animal e que os transportes que aparecessem em contravenção, seriam confiscados!

A ordem era a valer! Teria de ser cumprida!

Os cartoneros, de qualquer modo, ainda que fosse “em contra vento e maré”, teriam de recolher cartão e entregá-lo ao comprador, para que pelas famílias, houvesse que comer.

Não havendo outro remédio, saíram os adultos a puxar as carroças e as mulheres a empurrar e as crianças a recolher o cartão e a ajudar a empurrar a carroça!

E o «snr. Cavalo» levou a melhor sobre o homem que, hoje desempenha funções de “animal”, sem que «tal qualidade lhe seja reconhecida!»   


Depois que saiu o edital os, cavalos ficam-se lá pelas “pampas” a saborear as tenras pastagens argentinas, enquanto o “homem” lá se entende com a tracção da carroça!

Sendo o Homem um animal, segundo a Portaria, continua a ilegalidade com a tracção humana, porque o Homem «não deixa de ser animal.»

Por tudo isso que achei sábio e justo o título do livro, “SÓ O AMOR NOS SALVARÁ”.









Sem comentários:

Enviar um comentário